Aumentar fonte:

Tesouro Nacional divulga painéis informativos e históricos do RREO e RGF

Ferramenta que facilita o entendimento do Relatório Resumido da Execução Orçamentária e do Relatório da Gestão Fiscal está disponível no site do Tesouro Transparente

O Tesouro Nacional passou a divulgar, a partir do dia 30 de outubro de 2018, os painéis informativos do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do Governo Federal. Os painéis serão atualizados mensalmente no Tesouro Transparente, podendo ser acessados por meio dos seguintes links:

Painel do Relatório Resumido de Execução Orçamentária: https://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/rreo-em-foco

Painel do Relatório de Gestão Fiscal: https://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/rgf-em-foco

O Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) é publicado mensalmente pelo Tesouro Nacional, em cumprimento ao artigo 165º da Constituição Federal. No Painel do RREO é possível consultar informações atualizadas e séries históricas relacionadas ao Balanço Orçamentário, à Receita Corrente Líquida, às Receitas e Despesas Previdenciárias, às Despesas com Saúde e Educação e à execução dos Restos a Pagar, além de detalhar os resultados da Seguridade Social e da Disponibilidade de Caixa.

Já o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é publicado quadrimestralmente por meio de Exposição Ministerial conjunta do Ministério da Fazenda e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, em atendimento ao artigo 54º da Lei de Responsabilidade Fiscal. O Painel do RGF apresenta o andamento e a situação de cumprimento dos limites legais referentes às Despesas com Pessoal, à Dívida Consolidada, à concessão de Garantias e Contragarantias, às Operações de Crédito e à Disponibilidade de Caixa, tanto do Poder Executivo quanto do Governo Federal.

Os novos painéis facilitam a visualização das informações divulgadas pelo Tesouro Nacional pelo público geral, mas também agregam novas informações e gráficos analíticos para o público especializado. Informações históricas podem ser consultadas com novos detalhamentos para o período de 2008 até o mês corrente. Além disso, eles permitem a visualização dinâmica e a comparação de agregados importantes para a análise da saúde econômica nacional, colocando lado a lado a evolução da receita corrente líquida, da despesa com pessoal, de saúde, de educação, da seguridade social, da previdência social e dos servidores públicos, por exemplo.

Além disso, mensalmente, a Coordenação-Geral de Contabilidade da União (CCONT) disponibiliza relatório informativo adicionalmente à publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária - o RREO em Foco. Esse relatório pode ser acessado pelo link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/demonstrativos-fiscais. O Tesouro Nacional também publica painel informativo do Relatório de Gestão Fiscal, no mesmo endereço, chamado RGF em Foco.

Com isso, o Tesouro espera tanto aproximar o cidadão das informações que divulga quanto aumentar o interesse do público especializado pelos seus demonstrativos. Quaisquer dúvidas ou comentários sobre os painéis podem ser encaminhados para o seguinte e-mail: geinf@tesouro.gov.br".