Aumentar fonte:

Suspensão temporária do TD: esclarecimentos

O Tesouro Direto oferece para seus investidores, entre outras vantagens, a liquidez diária para a realização de operações de resgate ou investimento em títulos públicos no programa.

Investimentos e resgates podem ser realizados por todos os investidores mesmo nos dias em que ocorrem suspensões temporárias das negociações dos títulos públicos no Tesouro Direto, como explicaremos a seguir.

Os preços e as taxas dos títulos negociados no Tesouro Direto são atualizados 3 (três) vezes ao dia, aproximadamente às 9:30, 12:00 e 15:30, e buscam assegurar ao investidor taxas de retorno com aquelas praticadas no mercado de títulos públicos.

Como isso acontece?

Ao longo do dia, instituições financeiras, como bancos, fundos e corretoras, negociam a compra e a venda de títulos públicos num ambiente conhecido como "Mercado Secundário". O Tesouro Direto, por sua vez, é um programa de compra e venda de títulos públicos realizadas diretamente com o Tesouro Nacional e exclusivo para pessoas físicas.

Os preços e taxas do Tesouro Direto são baseadas nas taxas negociadas nesse mercado secundário.

Entretanto, em momentos de volatilidade, essas condições podem se descolar de maneira significativa das taxas definidas previamente no Tesouro Direto, tornando os preços disponíveis para investimentos e resgates incompatíveis com os praticados em mercado. Nesses casos, a Secretaria do Tesouro Nacional suspende as negociações para atualizar os preços e taxas dos títulos aos níveis vigentes. Quando isso ocorre, o Tesouro Nacional procura retirar a suspensão com a maior brevidade possível, tão logo seja possível definir novas referências de preços e taxas para os títulos do programa.

A suspensão das negociações representa uma segurança a mais para o investidor, ao garantir que suas operações sejam realizadas a preços e taxas justos.

O Tesouro Direto opera com o mercado aberto apenas das 9:30h às 18:00h nos dias úteis. Nesse período, o investidor pode investir ou resgatar seus recursos com as condições de preços e taxas disponíveis naquele momento na página de negociações. Ou seja, o investidor já conhece as condições nas quais suas operações serão liquidadas no dia seguinte.

Investimentos e resgates são assegurados mesmo na ocorrência de suspensões do Tesouro Direto, pois o investidor sempre pode realizar operações após o fechamento do mercado, no período das 18:00h (D+0) às 5:00h (D+1). A diferença, nesse caso, é que as operações dos investidores serão definidas com os preços e taxas da abertura do mercado no dia seguinte.

Portanto, o Tesouro Direto sempre permite investimentos e resgates, durante o mercado aberto ou na janela diária para as operações após o fechamento do mercado.

Sempre que há suspensão das negociações, é publicado tempestivamente um aviso no seguinte link: tesouro.gov.br/avisos.